sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Da Série: Sabedoria Automobilística Contestável.

Frase:"Amigo é igual sol, só aparece quando o tempo está bom". Que, na verdade, era: "A_igo é _gu_l sol, _ó a_are_e q_and_ o tem_o est_ bom".

Carro: Escort XLR.


A exemplo de Artur Xexéo, colunista de "O Globo", eu também não me contento em ler as sábias [sic!] frases contidas nos automóveis e apenas extrair a informação que ela quer passar. Provavelmente - visto que eu acredito num grau minimamente crítico do leitor desse blog - , caros amigos, vocês já devem ter reparado nas ambiguidades [agora sem trema, por favor!] presentes em todas - ou quase todas - essas mensagens. Como exemplo, podemos tomar a clássica "Não sou dono do mundo, mas sou filho do dono". O cristão diria, facilmente, que o dono é deus [opto pela letra minúscula, retirando a parcialidade judaico-cristã desse post], o ateu ironizaria, associaria ao presidente da Google. Provavelmente o viciado em informática apontaria Bill Gates e o mais modista pensaria: - "Barack Obama"?
Com a lida hoje, não foi diferente. Eu sei que alguns me tacharão de chato, sistemático e muitos pararão quando entenderem a proposta mas, do Xexéo, ninguém fala.
A primeira informação é óbvia e funciona assim, no cérebro : "Amigo [Não qualquer amigo, o seu amigo. Uma terceira pessoa, que não identificamos, na posição de amigo] é igual sol, só aparece quando o tempo está bom" [O tempo está bom: aaaah, entendi... Só quando a gente tá com dinheiro é que os amigos aparecem...Engraçado...].
Isso tudo comumente, lógico. Agora, experimente manter o sentido de impessoalidade ao "amigo" e varie o sentido de "tempo bom". Inicialmente, o SEU amigo só aparece quando o SEU tempo está bom. Mas, não há indicações de que o tempo está bom para si. Sendo assim, o amigo pode muito bem aparecer, segundo a frase, quando o tempo DELE está bom. Se isso ocorre, porquê reclamar do amigo, justamente no carro, pra todo mundo ver?
Além disso, meus queridos leitores, quem faz do tempo, climaticamente falando, algo bom? O próprio sol, não? Pois então, se o tempo estiver bom pro seu amigo e o próprio astro é quem adjetiva o tempo nesse caso, o SEU tempo pode estar, sim, muito bom, graças ao seu amigo.
Convenhamos ainda que, com uma frase dessas no próprio carro, acaba-se fazendo uma péssima auto-propaganda[se estiver errado, eu uso a desculpa de 2012]. Se a impessoalidade for retirada e qualquer amigo só aparece quando o tempo está bom - isso na primeira idéia, prontamente extraída - o dono da frase acaba qualificando-se na mesma posição e, sinceramente, eu não ia querer ter um amigo assim.
Agora, pense bem, num amigo seu, como "O Sol". Confesso que seria um saco ser amigo do Luis XIV mas, pensem num amigo próximo,utilizando a palavra "amigo" para referir-se aos dois gêneros. Se o sol é algo que pode te deixar tão quente, tão quente, ao ponto do desespero ou, simplesmente, mantém a vida de alguns corpos e a sua, eu não me incomodaria que meu "amigo-sol" fosse uma morena, de 1,59M, linda e inteligente.
Finalmente, se o "SOL-AMIGO" aparece quando o tempo firma, pode não ser nada além de um churrasquinho na piscina com os outros amigos espaciais.

3 comentários:

Annie disse...

Muito, muito bom.

Quanto ao "amigo-sol", eu tb nem me incomodaria que fosse um moreno, bonito, inteligente, que escreve bons textos e q tivesse mais q 1,59!=]

Mariana Moreno disse...

hahhaha
adoreiiii
=D
pelo menos estas frases de carro deram origem a um excelente texto...
Parabéns!!!!
amei

Luiza disse...

MUITO BOM, Danyel !
também tenho essa mania de decifrar (de fomas diferentes) esses textos que aparecem nos vidros dos carros rs.
Mas esse seu ponto de vista, nossa, tá de parabéns ! haha
gostei bastante.
Nada como um texto com conteúdo e, acima de tudo, bem escrito ;)


um beeijo.